Centro de Educação - ESPAÇO CRIANÇA

Diversão também faz parte da educação

É possível entender que o brincar auxilia a criança no processo de aprendizagem. Ele vai proporcionar situações imaginárias que ocorrerá no desenvolvimento cognitivo facilitando a interação com pessoas, as quais contribuirão para um acréscimo de conhecimento.

Brincar estimula a criatividade, a autonomia, autoconfiança, interação social, desenvolvimento de linguagem e concentração, entre outros benefícios.

CASINHAS INFANTIS

O famoso “faz de conta” é essencial e fundamental para ajudar na expressão dos sentidos. As brincadeiras de casinha são excelentes, pois permite uma melhor análise acerca do temperamento, motivação e personalidade das crianças em meio ao contexto social que elas vivem. Ao brincar de casinha a criança consegue desenvolver melhor sua lateralidade e ainda cria maiores laços com o espaço ao seu redor.

SALA DE ESTIMULAÇÃO - PSICOMOTRICIDADE

A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Está associada à afetividade e à personalidade, já que o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.

MUSICALIZAÇÃO (CORAL INFANTIL)

A expressão musical desempenha importante papel na vida de toda criança. Ao mesmo tempo em que desenvolve a criatividade, a música promove autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética. O Coral Criança faz apresentações em algumas festividades promovidas pela escola.

RECREAÇÃO

A escola dispõe de uma estrutura adequada para a recreação das crianças: parques infantis, parque molhado, casinhas, pista de velotrol, quadra de esportes e salão de psicomotricidade com pula-pula e piscina de bolinhas. "O brincar" favorece intervenções diretas que facilitam a interação e o desenvolvimento da linguagem infantil, desperta a imaginação da criança e ainda implica na autonomia da representação da linguagem.

AULAS-PASSEIO

Durante o ano letivo o Espaço criança realiza com seus alunos algumas aulas para estudo do meio, denominadas aulas-passeios. Não se tratam de simples excures ou visitas sem compromisso a um parque, museu ou teatro. Nossa proposta é integrar uma ação fora dos muros da escola ao currículo. A aula-passeio é uma forma dinâmica e divertida de aprendizagem. É planejada junto com a criança, requer autorização por escrito dos pais ou responsáveis e, após o retorno do passeio, há a atividade de prolongamento, com discussões sobre o que foi visto, ilustrações, textos coletivos e individuais, modelagem, montagem de maquetes e dramatizações.

COZINHA EXPERIMENTAL

Na cozinha experimental a criança prepara receitas simples, como bolos, biscoitos, sanduíches, pizzas e sucos. Também adquire hábitos de higiene na manipulação dos alimentos e observa seu processo de transformação. Todas as atividades na cozinha experimental são realizadas com a maior segurança, não tendo a criança qualquer acesso a objetos que possam lhe oferecer perigo.

FESTIVIDADES

No Espaço criança são comemoradas de forma especial as principais festividades de nosso calendário, como o Festa da Família, a Festa das Regiões, a Semana da criança, Festa da Primavera, Balé Moderno, Feira de Arte e Cultura, a solenidade de Formatura da turminha de 1º ano do Ensino Fundamental e passeio de despedida da turma 5º ano.

AULAS DE INGLÊS

Por meio de brincadeiras, jogos, vídeos e teatros de fantoches a criança tem seu primeiro contato com a ngua Inglesa, descobrindo e aprendendo de forma descontraída expressões relacionadas ao seu dia a dia.

  • Berçário
  • É um espaço bem gostoso, pensado nas nossas crianças terem conforto e segurança.    Temos profissionais altamente capacitados para cuidar da sua criança.
  •  
  • Laboratório de Informática
  • O computador desperta na criança uma grande fascinação. Com ele as atividades pedagógicas tornam-se extremamente divertidas e interessantes.
  • O laboratório de informática da escola dispõe de computadores e tablets com programas infantis recreativos e educativos.
  • Oficina de sucatas
  • Na oficina de sucatas a criança constrói objetos fora do papel, ou seja, ela constrói brinquedos. Nesse espaço a criança vivencia inúmeras experiências, faz infinitos movimentos, incorpora a desenvoltura para criar objetos e desenvolve a noção de percepção espacial. Mediante o manuseio e montagem de objetos variados, a criança desenvolve e assimila as relações de peso, forma, volume e textura. Na oficina de sucatas a criança explora todos os conteúdos de forma descontraída, além de desenvolver o espírito científico e aguçar a curiosidade.
  •  
  • Ludoteca
  • A atividade lúdica proporcionada pelos jogos são o elemento propulsor de todo o processo de alfabetização. A criança em idade pré-escolar encontra-se ainda no período concreto, precisa manusear os objetos e sentir cada um bem próximo de si para que, a partir daí, possa construir o saber e entender o seu processo. O jogo desenvolve a imaginação, a persistância e exige tomada de iniciativas intelectuais.
  •